É o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida (modelismo), de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões, foguetes etc.). É um tipo de miniaturismo. Existem várias categorias de aeromodelismo:
Além da possibilidade de modelos em escala micro, outras vantagens são:
- Baixo nível de ruído;
- Facilidade na montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
- Facilidade na montagem de aeromodelos multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores, etc.), devido ao menor peso dos motores, ausência de vibração e por ser manterem curvas de aceleração equilibradas entre os diversos motores sem necessidade de cuidados adicionais com regulagens;
- Áreas de voo mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais fechados, ou parques.
- VCC - voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos.
- Radio controlado - o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências.
- Voo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
- Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave.
- Aeromodelos com motores elétricos - utilizam alta tecnologia, como por exemplo, baterias de Polímero de Lítio (LiPo), motores "brushless" (sem escovas), e têm como um dos diferenciais a possibilidade de construir modelos com tamanho e peso reduzidos, como na classe micro, que engloba aeromodelos minúsculos, que chegam a pesar apenas 4 gramas e ter 15 centímetros de envergadura.
Além da possibilidade de modelos em escala micro, outras vantagens são:
- Baixo nível de ruído;
- Facilidade na montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
- Facilidade na montagem de aeromodelos multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores, etc.), devido ao menor peso dos motores, ausência de vibração e por ser manterem curvas de aceleração equilibradas entre os diversos motores sem necessidade de cuidados adicionais com regulagens;
- Áreas de voo mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais fechados, ou parques.
- Planadores - utilizam cabos tratores tensionados por outros aeromodelos, cabos com elásticos, cabos puxados por motores elétricos, lançados manualmente ou mesmo propelidos por motores elétricos ou a combustão interna, com a característica desses meios apenas levarem os modelos à determinada altura de voo e posteriormente serem desacoplados ou desligados e o modelo permanece voando apenas pelos princípios aerodinâmicos de voo associados a fenômenos naturais como térmicas ou vento, mas com o modelo com superfícies de comando controlado via radio controle. Os modelos têm características aerodinâmicas diferenciadas como fuselagem e asas delgadas, os tamanhos dos modelos comumente variam de 60 cm até mais de 5 metros de envergadura, o tempo de voo varia, mas podem chegar e até ultrapassar o tempo dos modelos motorizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário